JORNALISMO ESPECIALIZADO OU SEGMENTAÇÃO MERCADOLÓGICA?
O jornalismo especializado existe com a finalidade de focar em temas específicos que atendem a segmentos diversificados. E também funcionam como um disseminador de comunicabilidade ubíquo.
Ciência, religião, esporte, teatro e outros nichos podem inserir o jornalista no contexto da segmentação, e este ao se enfronhar ou se especializar no meio específico pode de forma literária transformar singularidades em valor-notícia para a sociedade, como intermediador.
O podcast que aqui apenso, vem ilustrar isso; o quanto serve de evidência à barreira da fragmentação acadêmica, que se torna diluída frente ao holístico. O professor de física e biologia RICARDO LOMBA desenvolveu um projeto que alia a física ao esporte do tênis-de-mesa, através do efeito Magnus.
Filosoficamente e historicamente o ser humano está inserido no todo, no conhecimento geral, que ao longo do tempo, fora sendo subdividido em partes; gerando uma partilha que o separou em áreas o conhecimento. E isso, em parte, fraturou o campo do saber, ou seja, o biólogo, não precisa fazer poesia, o matemático, nunca subirá em um palco, ou o médico sempre despreza a filosofia...
E aí, será que isto é salutar?
https://anchor.fm/valu00c9ria-guerra-reiter/episodes/Jornalismo-especializado-e1omqrt
Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 07/10/2022
Alterado em 07/10/2022 Copyright © 2022. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |