POLARIZAÇÃO, FOME E ESPERANÇAPOLARIZAÇÃO, FOME E ESPERANÇA
VALÉRIA GUERRA REITER
O conflito é um fenômeno natural, a coexistência é dada, e a convivência é construída.
Coexistimos, do ponto de vista evolutivo com outras espécies nesta biosfera, composta por ecossistemas variados. Impera no terreno biológico as relações harmônicas e as relações desarmônicas.
Fundaram as ciências, e dentre elas a ecologia, que explica que há comensalismo, predatismo, mutualismo, parasitismo, enfim, há conflito, há disputa, principalmente por espaço, alimento.
“Michkin” transitava entre o ideal e o real, e sua benevolência o protegia da falácia dos vis comportamentos do ser humano.“Novos tempos"... recheados das ditas “inovações” e subversão da identidade pelo trauma.
Aqui no Brasil o clima parece ser de polarização, metade do eleitorado desejou a mudança pós- governo chamado autoritário e ultra direitista, e a outra metade escolheu a volta da “Esquerda” ao poder. Vivemos um clima de intensa polarização partidária. Uma fatia de povo está fragmentado e solto, vasculhando as lixeiras para se alimentar, isso é uma constatação, que já vi ocorrer, diversas vezes. Principalmente na zona sul do Rio de Janeiro.
E a Escola como anda? No meio da polarização?
Todo professor precisa ter clareza do seu papel em sala de aula como um agente de transformação social, alguém que pode ajudar as pessoas a se transformarem e a transformarem o meio em que vivem. Mas precisa compreender, principalmente, o verdadeiro sentido de ensinar e aprender diante de toda a complexidade que existe nesse processo.
O processo educacional é permanente, é contínuo e contíguo,e do ponto de vista degustativo é a "picanha" necessária ao holismo. Cada ser vivo e humano necessita do conhecimento, e no entanto, o depoimento a seguir, de hoje, de um professor do Estado do Rio de Janeiro nos remete á fome: “ Professor trabalha preocupado com a luz que está atrasada, preocupado com o exame de saúde que tem que fazer e não tem plano de saúde, não tem dinheiro pra passagem da semana que vem, se o gás está acabando...enfia trabalho no professor para não ter tempo de pensar.
Onde está a esperança?
Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 12/03/2024
Alterado em 20/03/2024 Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |