DESINTEGRAČÃO POLÍTICA S.O.SDESINTEGRAÇÃO POLÍTICA S.O.S
Valéria Guerra Reiter
• Francisco Sá (1862 - 1936) Foi um político, jornalista e engenheiro brasileiro. Nasceu em Brejo de Santo André e faleceu no Rio de Janeiro. Foi deputado provincial, ministro de Viação e Obras Públicas e da Agricultura, Indústria e Comércio. • Francisco de Sá Lessa (1887 - 1977) Foi um político brasileiro que se formou em engenharia civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Foi presidente da Cia. Vale do Rio Doce e prefeito do Distrito Federal.
Os dois políticos citados acima trilharam trajetórias pragmáticas e tradicionais em relação às políticas públicas. Suas ações dentro da estrutura nacional tinham viés social, e não plano individual de poder.
O país estava se firmando como nação e estes homens nacionalistas não ganharam bilhões antes e depois. Hoje, existe uma Rede de televisão, que controla a maioria da população com seus tentáculos neoliberais.
Chegamos a um patamar sociológico em que o capital cultural e político não existe “in natura”, ele é de proveta, criado no forno do deus-mercado, que o impõe ao pobre povo brasileiro, descapitalizado de tudo.
Atualmente, qualquer pessoa que tenha dinheiro, independente da fonte da conquista, vislumbra o poder político partidário: “Cantores”, “influencers”, “podcasters” e outros outsiders, (com ou sem) talento, que mesmo sem preparo estão sedentos e desejosos do cetro e da coroa.
Por isso notícias como a próxima são recorrentes: “ - Ernesto Schimidt Neto, mais conhecido como Betinho, ou "Anão da Solidão", morreu neste sábado (4) em um suposto confronto com a Polícia Militar na Praia da Solidão, ao sul de Florianópolis. De acordo com informações da PM, Neto teria discutido com vizinhos e avançado contra os policiais portando uma faca. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar os detalhes da operação. Segundo o comandante do 4° Batalhão da PM, tenente-coronel André Rodrigo Serafin, "Neto estava bastante alterado" no momento em que a primeira guarnição chegou ao local. "Ele partiu para cima" dos policiais com uma faca no momento em que tentaram conversar, afirmou o oficial. Segundo relato enviado ao Brasil 247, "Beto entrou em surto psicológico e expulsou seus inquilinos ameaçando-os com uma faca. Após o transtorno, Beto trancou-se em sua casa e estava sozinho com uma faca em mãos. Os inquilinos chamaram a polícia e mais de dez policiais arrombaram a porta de sua casa. Em seguida, dispararam mais de cinco tiros em um sujeito com menos de 1 metro de altura, tendo em vista que poderia ser facilmente controlado pelos policiais, que em nenhum momento tiveram essa intenção, confirmando que foi uma execução".
A política brasileira está sob sério risco de desintegração.
A democracia fora golpeada diversas vezes. E na História recente vimos uma nova tentativa, em 2023.
Insisto em enfatizar que ainda estamos muito longe de uma reestruturação humana, visto que a desigualdade social resiste.
A luta entre as classes dos ricos e dos pobres está esmorecendo. E infelizmente, a primeira, está sempre com a medalha no peito.
Fica fácil, sob a égide de “Casa Grande e Senzala”; que o povo eleja: a vulgaridade, a imoralidade, a religiosidade, a incompetência, e outros desacertos ideológicos para governar o Brasil.
Por acaso, os dois políticos citados, nos dois primeiros parágrafos do artigo: fazem parte de minha árvore genealógica. Nada é perfeito, mas ter “sertanojos” reacionários na presidência da República é abusar do senso comum.
#ValReiterjornalismohistórico
Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 05/01/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |